TUMORES DE PELE
E PARTES MOLES

SARCOMA de membros

O que é

Os Sarcomas originam-se da célula mesenquimal primitiva, um tipo de célula-tronco presente em todo o organismo. Quando este componente sofre alteração, provoca o surgimento de tumores como lipossarcoma (tumor da gordura); rabdomiossarcoma (tumor do músculo estriado) e leiomiossarcoma (tumor da fibra muscular lisa), dentre outros. São diversos tipos de tumores catalogados sob a nomenclatura de Sarcomas de Partes Moles, que podem surgir em todo o organismo.

Causas

A primeira e principal causa da doença é a mutação no DNA em sarcoma dos tecidos moles, de origem genética ou adquiridas durante a vida. As mutações adquiridas podem resultar da exposição às radiações ou a produtos químicos cancerígenos. No entanto, a grande maioria dos sarcomas ocorrem sem motivo aparente.

Sintomas

É comum o surgimento de um pequeno nódulo na região afetada, que provocam ou não dor, e crescem rápido, atingindo grandes dimensões.

Tratamento

A cirurgia é a principal alternativa terapêutica para tratar os Sarcomas. O procedimento cirúrgico consiste na ressecção do tumor com boa margem de segurança, exerese. Frequentemente é necessário a retirada de órgãos envolvidos, como rim, intestino e pâncreas. Além disso, a radioterapia e/ou quimioterapia podem ser importantes métodos para ajudar no controle da doença e para diminuir a incidência de metástases ou no tratamento das mesmas quando ocorrem.

formulário de
contato