Outras
Doenças

PSEUDOMIXOMA PERITONEAL

O que é

O pseudomixoma é um tipo raro de tumor que afeta a cavidade abdominal, decorrente de metástases ou disseminação para o peritoneo de tumores produtores de muco (adenocarcinoma mucinoso).

Causas

O Pseudomixoma geralmente se inicia como um pólipo no apêndice, no ovário ou intestino delgado. Devido à uma transformação maligna, o tumor passa a produzir muco em abundância e se espalha para o peritoneo e outras partes do abdômen, provocando a fibrose dos tecidos e impedindo a correta digestão.

Sintomas

Os sinais do pseudomixoma peritoneal podem incluir dor abdominal, inchaço abdominal, obstrução intestinal mecânica, alterações de peso e, nas mulheres, infertilidade.

Tratamento

A cirurgia oncológica empregada para tratar este tipo de tumor é a HIPEC, Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC), que geralmente está associada à Cirurgia de Citorredução (CRS), em que é realizada a quimioterapia diretamente na cavidade peritoneal, agindo de forma mais potente, com concentrações muito superiores de medicamentos quimioterápicos. A hipertermia é a aplicação dos líquidos com temperatura de 42 graus e favorece a penetração do quimioterápico nos tecidos.

formulário de
contato