OBESIDADE
MÓRBIDA

Tratamento

Primeiramente, para emagrecer com saúde e sair da zona de obesidade grave é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada, rica em alimentos naturais, e a prática de atividades físicas. É importante que os pacientes obesos tenham o acompanhamento de um profissional da nutrição, a fim de controlar a alimentação diária sem se descuidar de possíveis alterações, como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Os pacientes que não tiverem sucesso no processo de emagrecimento convencional (dieta e exercícios) podem recorrer ao tratamento cirúrgico, conhecido como Cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia. Essa cirurgia é indicada para obesos de grau 2 e 3, com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações em relação à saúde e que não obtiveram sucesso na perda de peso com o tratamento clínico. Existem diferentes técnicas cirúrgicas da Gastroplastia:

• Restritivas: o objetivo é diminuir o tamanho do estômago e reduzir a ingestão de alimentos;
• Disabsortivas: visam reduzir a capacidade de absorção pelo intestino;
• Mistas: há tanto a redução do tamanho do estômago, como a menor absorção do intestino;

Além disso, é importante dizer que os diversos tipos de cirurgia bariátrica podem ser feitos por videolaparoscopia ou robótica, tecnicas menos agressivas e com menos complicações.

formulário de
contato