Outras
Doenças

MESOTELIOMA

O que é

Mesotelioma é um tipo de tumor considerado muito raro que surge no tecido que recobre o pulmão (pleura), o coração (pericárdio) e o abdome (peritônio).

Causas

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento deste tumor é a exposição excessiva ao asbesto ou amianto (grupo de fibras minerais extraídas de rochas metamórficas compostas basicamente de silicato de magnésio), durante a sua produção. Trata-se de um risco ocupacional, relacionado ao trabalho com este material.

Sintomas

Os sintomas incluem tosse, dor no peito e falta de ar. Na origem peritoneal, pode apresentar dor abdominal ou massa palpável.

Tratamento

Geralmente é indicado realizar a chamada Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC) associada à Cirurgia de Citorredução (CRS). Após a cirurgia para retirada de todo tumor visível,  a Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica é administrada diretamente na cavidade peritoneal, visando destruir o restante das células tumorais no peritoneo. Este método de tratamento permite agir com concentrações muito superiores de quimioterápico na superfície peritoneal, se comparado com o tratamento administrado de forma sistêmica.

formulário de
contato