Doenças BENIGNAS
DO TRATO DIGESTIVO

MEGAESÔFAGO OU ACALASIA

O que é

O megaesôfago ou acalasia é um distúrbio motor do esôfago causado pela destruição da inervação dos músculos responsáveis pelos movimentos que fazem “descer” a comida pelo tubo digestório. Quem tem acalasia sofre dificuldade de se alimentar corretamente, já que o alimento não percorre o caminho da forma adequada.  Além disso, a condição também envolve uma alteração do cárdia, esfíncter que fica entre o final de nosso esôfago e o início do estômago, fazendo com que ela se torne mais tonificada e não se relaxe na deglutição, o que impede a passagem do alimento do esôfago para o estômago.

Causas

São vários os fatores relacionados com a Acalasia, como infecções (principalmente derivada da Doença de Chagas), doenças autoimunes, herança genética e causa idiopática (em que não é possível identificar os motivos).

Sintomas

Um dos principais sintomas da condição é a disfagia ou dificuldade para deglutir (engolir). Além disso, há dificuldade de esvaziamento do esôfago, presença de regurgitação e vômitos, aspiração de alimentos que podem provocar bronquites, salivação excessiva, tosse e perda de peso.

Tratamento

A cirurgia para tratamento da Acalasia é chamada de Miotomia de Heller ou Cirurgia de Heller-Pinotti, na qual secciona os músculos da cárdia, a fim de abrir a passagem para o estômago, e recobre a abertura com o estômago para ajudar a evitar o refluxo. Raramente pode ser feita a Esofagectomia, cirurgia que visa retirar parte do esôfago. As cirurgias podem ser feitas por videolaparoscopia ou robótica, técnicas que otimizam a recuperação e minimizam as complicações durante e após o procedimento cirúrgico.

formulário de
contato