Hérnias
da parede abdominaL

HÉRNIA INCISIONAL

O que é

As hérnias abdominais são escapes de vísceras através da parede abdominal, devido ao enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do abdômen. Especificamente a hérnia incisional é o abaulamento, acompanhado ou não de dor, que ocorre na região de uma incisão ou cicatriz de cirurgia anterior.

Causas

O problema é causado principalmente pela fraqueza da parede abdominal no local da cicatriz  e também está relacionado à fatores como o sobrepeso, infecção, tosse crônica e esforço físico intenso.

Sintomas

Os sintomas deste tipo de hérnia podem ocorrer e desaparecer espontaneamente. De forma geral, sente-se dores abdominais associado a abaulamento no local, principalmente durante esforços físicos ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente ao evacuar e tossir.

Tratamento

A cirurgia indicada para tratar a hérnia incisional é a Herniorrafia incisional, que visa corrigir o defeito na musculatura e/ou aponeurose (capa que reveste os músculos) a partir do fechamento do anel herniário por meio de pontos cirúrgicos ou com a colocação de telas. O procedimento pode ser realizado por cirurgia tradicional (com corte) ou por laparoscopia ou robótica, que oferece menos riscos e recuperação mais rápida para o paciente. No entanto, é importante ressaltar que a melhor opção em cada caso deve ser avaliada pelo cirurgião.

formulário de
contato