Doenças BENIGNAS
DO TRATO DIGESTIVO

HÉRNIA DE HIATO

O que é

A Hérnia de hiato é uma “bolsa” que se forma quando uma parte do estômago passa por um orifício chamado hiato esofagiano, que se encontra no diafragma e, normalmente, só permite a passagem do esôfago.

Causas

As hérnias de hiato acontecem quando o tecido muscular em torno desta abertura é enfraquecido, permitindo a passagem da parte superior do estômago através do diafragma para dentro da cavidade torácica. Estudos afirmam que a condição também pode ser causada pelo excesso de atividade física que exige muita força, pelo excesso de peso e/ou por tosse crônica.

Sintomas

Quem tem hérnia de hiato pode apresentar sinais como:

• Azia e queimação;
• Dificuldade de deglutição;
• Tosse seca e irritativa;
• Arrotos frequentes;
• Dor no peito;
• Náuseas e vômitos.

Tratamento

Algumas medidas clínicas como a redução do refluxo gastroesofágico a partir da prescrição de determinados medicamentos podem ajudar a amenizar os sintomas. No entanto, em determinados casos, o melhor tratamento é a cirurgia. Podem ser empregadas técnicas como a Fundoplicatura de Nissen Rosseti, feita por meio de laparoscopia que consiste em confeccionar uma “válvula” com o fundo do estômago, envolvendo a parte distal do esôfago circunferencialmente, a fim de evitar o refluxo. Além disso, esta cirurgia pode ser associada à hiatoplastia, sutura para redução do diâmetro do hiato esofagiano, ou Herniorrafia diafragmática, o procedimento cirúrgico no qual é realizado o fechamento  de uma hérnia / falha de preenchimento no músculo diafragmático.

formulário de
contato