FORMAÇÃO MÉDICA
ONCAD

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO PARA
ACADÊMICOS DE MEDICINA

O Curso para Acadêmicos de Medicina da ONCAD têm como objetivo capacitar
estudantes de Medicina na teoria e na prática das técnicas cirúrgicas.

DURAÇÃO DO CURSO E PROGRAMAÇÃO

O Curso tem duração de 6 meses, com início das aulas nos meses de Março e Setembro.

São ministradas aulas teóricas às quintas-feiras de manhã no Hospital Mater Dei e aulas semanais de clínica Cirúrgica no Hospital Vila da Serra. Além disso, o curso inclui atividades práticas no bloco cirúrgico, nas quais os alunos acompanham e atuam junto aos médicos no campo operatório (Hospital Vila da Serra e Vera Cruz).

BENEFÍCIOS

• Oportunidade de realizar estudos científicos e artigos, com apresentações em congressos e eventos da área;
• Atuação junto aos cirurgiões da ONCAD em campo cirúrgico, com a prática in loco das técnicas cirúrgicas;
• O Curso para Acadêmicos de Medicina da ONCAD é muito bem referenciado na área de Cirurgia Geral, envolvendo, em cada processo seletivo semestral, aproximadamente de 150 a 200 candidatos.

• O Curso conta como pontuação no currículo para aplicação de Residência Médica em Hospitais que oferecem Residência em Cirurgia Geral credenciada pelo MEC.

PRÉ-REQUISITOS

O processo seletivo inclui estudantes de todas as Faculdades de Medicina, desde que tenha-se concluído a disciplina de Técnica Cirúrgica.

Durante o curso, é necessário ter frequência mínima de 80%, sendo que as aulas teóricas às quintas-feiras (Hospital Mater Dei) são obrigatórias.

ADMISSÃO

A admissão no curso é feita através de um processo seletivo com duas etapas:

• 1ª Etapa – Etapa Teórica, em que são cobradas questões de clínica cirúrgica. Nesta etapa são selecionados 3 candidatos por vaga para uma entrevista.
• 2ª Etapa – Entrevista, na qual são analisados o currículo do aluno, a sua experiência em cirurgias e atuação prática.

O resultado final do processo seletivo é dado a partir da soma das notas da 1ª e da 2ª etapa dos candidatos selecionados.

São 12 vagas por semestre. As inscrições são feitas nos meses de Fevereiro e Agosto.

RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL
HOSPITAL VILA DA SERRA

A Residência Cirurgia Geral do Vila da Serra/ONCAD existe desde 2013, quando a ONCAD assumiu a área de Clínica Cirúrgica do Hospital. Em 2014, Residência Médica da ONCAD foi credenciada pelo MEC e, desde então, se consolida como uma das melhores opções em formação Cirúrgica da região metropolitana de Belo Horizonte.

DURAÇÃO DO CURSO E PROGRAMAÇÃO

A Residência Médica em Cirurgia Geral dura, atualmente, dois anos. Possivelmente, a partir do próximo concurso, serão 3 anos. A carga teórica é realizada em duas reuniões semanais: a primeira sobre com temas básicos da especialidade e a segunda por meio de reuniões clínicas de discussão de casos e artigos.

Durante os anos de Residência os residentes cumprem a programação completa da Residência nos moldes do MEC, com estágios no CTI, coloproctologia, cirurgia pediátrica, vascular, plástica, urologia e torácica.

Durante 8 meses por ano, os residentes participam de atividades da Cirurgia Geral, como: ambulatório, plantão de urgência e cirurgias eletivas de todos os níveis de complexidade, com ênfase em cirurgias videolaparoscópicas, robóticas e oncológicas.

A equipe apresenta uma média mensal de 100 cirurgias/mês, realizadas por 12 preceptores especialistas, mestres e doutores.

PRÉ-REQUISITOS

O processo seletivo inclui estudantes de todas as Faculdades de Medicina, desde que tenha-se concluído a disciplina de Técnica Cirúrgica.

Durante o curso, é necessário ter frequência mínima de 80%, sendo que as aulas teóricas às quintas-feiras (Hospital Mater Dei) são obrigatórias.

ADMISSÃO

São 2 vagas ao ano e a admissão ocorre através do Processo Seletivo Unificado da AREMG. Mais informações em www.aremg.org.br

RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL
HOSPITAL MATER DEI

A Residência de Cirurgia Geral coordenada pela ONCAD no Hospital Mater Dei está vinculada ao PSU (processo seletivo unificado) da AREMG.

DURAÇÃO DO CURSO E PROGRAMAÇÃO

O período da residência deve ser definido pela comissão nacional de Residência Médica. Atualmente são dois anos e, possivelmente, a partir do próximo concurso, serão 3 anos.

Durante os treinamentos em serviço, os residentes acompanham a rotina da equipe nos ambulatórios, realizam plantões no pronto-socorro e cirurgias eletivas e de urgência dentro do Hospital MaterDei. Além disso, atendem com os preceptores no consultório da ONCAD em horário específico e fazem os estágios obrigatórios, nas subespecialidades cirúrgicas e no CTI do Hospital MaterDei.

ADMISSÃO

A admissão ocorre através do Processo Seletivo Unificado da AREMG. Mais informações em www.aremg.org.br

ESPECIALIZAÇÃO
HOSPITAL MATER DEI

A Especialização em Cirurgia Geral coordenada pela ONCAD está vinculada ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). O concurso é realizado através da FELUMA/CMMG (Fundação de Ensino Lucas Machado / Ciências Médicas de Minas Gerais). Os custos da especialização incluem a inscrição no processo seletivo da FELUMA e a mensalidade da Fundação.

DURAÇÃO DO CURSO E PROGRAMAÇÃO

A Especialização em Cirurgia Geral dura dois anos atualmente.

Os especializandos acompanham a rotina da equipe nos ambulatórios, realizam plantões no pronto-socorro e cirurgias eletivas e de urgência dentro do Hospital MaterDei. Além disso atendem com os preceptores no consultório da ONCAD em horário específico e fazem os estágios obrigatórios, nas subespecialidades cirúrgicas e no CTI do Hospital MaterDei.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, RESIDÊNCIAS E ESPECIALIZAÇÃO COORDENADAS PELA ONCAD, ENVIE A SUA MENSAGEM:

formulário de
contato