TUMORES DE PELE
E PARTES MOLES

DESMOIDE

O que é

O tumor desmoide é caracterizado pela proliferação de fibroblastos, células do tecido conjuntivo. Geralmente, este tumor não provoca metástases, no entanto,  pelo fato de ser agressivo localmente, ao longo do tempo, pode proporcionar várias consequências negativas ao paciente. De forma geral, o tumor desmóide pode ocorrer nos membros superiores, inferiores, parede abdominal e retroperitônio.

Causas

O tumor está associada à polipose adenomatosa familiar, doença genética em que surgem vários pólipos no intestino, podendo resultar em câncer no intestino grosso. Por isso, os portadores de tumor desmoide, devem ser submetidos a colonoscopia, principalmente naqueles casos onde a doença está localizada no retroperitônio, a fim de avaliar a saúde do cólon regularmente.

Sintomas

O tumor desmoide é, geralmente, assintomático. Nos casos em que há sintomas presentes, a dor é o mais comum.

Tratamento

O tratamento para retirada do tumor desmoide é feito a partir da técnica cirúrgica de ressecção tumor parede abdomino-pelvico, com uma ampla margem de segurança, ou seja, além do tumor, são retirados também alguns centímetros de tecido bom ao redor para evitar que o tumor volte a crescer no local.

formulário de
contato