Doenças BENIGNAS
DO TRATO DIGESTIVO

COLELITÍASE (Pedra na Vesícula)

O que é

A Colelitíase é uma condição caracterizada pela presença de pedras (cálculos) no interior da vesícula biliar, órgão localizado próximo ao fígado. A vesícula é responsável por armazenar e liberar a bile ao intestino, a fim de auxiliar no processo de digestão dos alimentos. A bile tem como função básica digerir as gorduras e auxiliar na absorção de nutrientes como as vitaminas A, D, E e K. As pedras na vesícula biliar surgem devido à alta concentração de colesterol e cálcio, que formam os cálculos.

Causas

Entre as causas pode-se incluir a herança genética, peso corporal, mobilidade da vesícula biliar e, em determinados casos, os hábitos alimentares.

Sintomas

Muitas vezes os cálculos na vesícula biliar são assintomáticos. Quando há sintomas eles são: dor abdominal, chamada de cólica biliar, que é intensa, contínua e pode se irradiar para as costas. Além disso, a condição pode provocar náuseas e vômitos.

Tratamento

O tratamento cirúrgico para a pedra na vesícula é a Colecistectomia Videolaparoscópica, que visa remover a vesícula biliar com as pedras por meio de pequenas incisões no abdome. A cirurgia por laparoscopia proporciona vantagens como menor dor no
pós-operatório, recuperação mais rápida
e ótimo resultado estético.

formulário de
contato