Cirurgia Robótica X Cirurgia por Laparoscopia Quais os benefícios de cada técnica?

Com a evolução das tecnologias e técnicas cirúrgicas – como a Videolaparoscopia e a Cirurgia Robótica – atualmente é possível tratar diversos graus de patologias a partir dos procedimentos minimamente invasivos, que otimizam a recuperação no pós-operatório, diminuem o risco de complicações e proporcionam mais segurança e conforto aos pacientes.

Mas afinal, quais são as particularidades destas técnicas e quais os benefícios de cada uma?

A Videolaparoscopia

A cirurgia laparoscópica é realizada por meio da inserção instrumentos cirúrgicos acoplados com pequenas câmeras no abdome do paciente, evitando os cortes abertos tradicionais. As primeiras cirurgias de fato laparoscópicas realizadas aconteceram na década de 70 e 80 e, a partir daí, as técnicas de laparoscopia começaram a avançar paralelamente ao desenvolvimento da lentes ópticas, dos instrumentais e da medicina.

Atualmente existe uma enorme gama de materiais e técnicas especificamente voltadas para este método, tornando possível realizar a maioria dos procedimentos cirúrgicos de maneira minimamente invasiva.

Dentre as vantagens do procedimento cirúrgico por videolaparoscopia, podemos citar:

• Menor sangramento na cirurgia;
• Menor tempo de internação hospitalar
• Menos dor no período pós-operatório
• Retorno mais rápido às atividades rotineiras
• Resultado estético mais satisfatório.

A Evolução da Robótica

O uso da robótica teve início no Brasil em 2008, mas desde o ano 2000 já era utilizado em seu país de origem, Estados Unidos. A técnica é considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva por Videolaparoscopia, já é reconhecida por proporcionar ainda mais segurança, eficácia e conforto aos pacientes.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, na Cirurgia Robótica o robô não realiza nenhum movimento sozinho, ele é guiado pelo cirurgião que faz o comando de todos os movimentos. A principal vantagem é que a tecnologia robótica consegue evita erros humanos, melhorando a precisão dos movimentos e, consequentemente, aumentando a segurança durante o ato cirúrgico. Além disso, outros benefícios da técnica são:

• Melhor ergonomia com o cirurgião sentado em posição confortável para longas sessões cirúrgicas;

• Movimentos cirúrgicos mais precisos, não transmitindo eventuais tremores das mãos dos cirurgiões para os instrumentos;

• Visão do campo operatório em 3D, zoom óptico e imagem fullHD, garantindo a segurança dos procedimentos cirúrgicos.

formulário de
contato