CIRURGIA
BARIÁTRICA

o que é

A Cirurgia Bariátrica, também conhecida como Redução de Estômago ou Gastroplastia é a intervenção cirúrgica que visa diminuir o tamanho do estômago e/ou modificar o trajeto dos alimentos, reduzindo sua absorção e, consequentemente, promovendo a perda de peso em pacientes com obesidade grave ou mórbida. Além da perda significativa de gordura, a Cirurgia Bariátrica também promove diversos benefícios relacionados à saúde e à melhora da qualidade de vida dos pacientes, como:

• Controla a hipertensão arterial;
• Melhora a Insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória;
• Melhora os quadros de Asma;
• Controla o Diabetes;
• Controla o colesterol alto;
• Diminui o risco de Depressão;
• Melhora a autoestima;
• Melhora a mobilidade física dos pacientes;
• Contribui para a melhor interação social.

Para quem é indicada

A Cirurgia Bariátrica é indicada para pacientes com obesidade de grau 2 ou 3, ou seja, IMC acima de 40 kg/m2, que não obtém sucesso com a perda de peso no tratamento clínico comprovado; ou pacientes com IMC menor que 40 kg/m2 que apresentem complicações como doenças associadas em estágios graves (pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto).

Tipos de cirurgias

Existem diferentes tipos de Gastroplastia – a Cirurgia Restritiva, Disabsortivas e Mistas.

Restritivas:

O objetivo é diminuir o tamanho do estômago e reduzir a ingestão de alimentos;

Disabsortivas:

Visam reduzir a capacidade de absorção pelo intestino;

Mistas:

Há tanto a redução do tamanho do estômago, como a menor absorção do intestino;

Além disso, os diversos tipos de cirurgia bariátrica podem ser feitos por abordagem aberta por videolaparoscopia ou robótica, sendo estas últimas menos invasivas e mais confortáveis para o paciente.

Técnicas Cirúrgicas

Bypass Gástrico:

Nesta cirurgia, é retirada uma grande parte do estômago e, posteriormente, é feita a ligação entre o início do intestino à pequena porção restante do estômago. Assim, diminui-se o espaço disponível para a comida, reduzindo a quantidade de calorias absorvidas.

Sleeve Gástrico:

Agastroplastia Sleeve ou Gastrectomia vertical é técnica em que se realiza um corte longitudinal, transformando o estômago em um tubo estreito, que provoca a restrição do volume gástrico total, com retirada de aproximadamente 70% a 80% do estômago. Além disso, esta cirurgia possui um componente hormonal associado, que é a redução do hormônio da saciedade (grelina).

Cuidados especiais no pós-operatório

A recuperação da cirurgia bariátrica é crucial para os bons resultados do tratamento. O período de recuperação pode durar entre 6 meses a 1 ano. Durante o primeiro mês após o procedimento cirúrgico é normal a ocorrência de dores no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições e, para evitar estes sintomas é essencial alguns cuidados com a alimentação e com o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico.


É fundamental seguir a risca as orientações do médico e da equipe de profissionais em relação à alimentação adequada em cada etapa da recuperação e também à suplementação vitamínica, quando necessário.

formulário de
contato